sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Como Organizar o Seu Tempo

Chegado Setembro, no Sótão da Gina organiza-se melhor o tempo incluindo o das conversas aqui no Sótão, que prometem ser semanais e num dia completamente aleatório porque isto de conversas não há dias específicos para as termos.

Como Organizar o Seu Tempo
Para que o tempo dê para tudo o que nos propomos, surgiu  a conversa de como organizar o seu tempo, mas desengane-se se pensa que vai ler uma lista de como fazê-lo, porque a conversa não está muito para aí virada.

Repare que o próprio tempo está tão desorganizado que se esqueceu que ainda é Verão, e procrastinou de tal forma que está a permitir que o Outono se comece a instalar de mansinho no seu próprio tempo que já é tão escasso.

Como Organizar o Seu Tempo
É precisamente isto que nos pode acontecer quando não sabemos como organizar o nosso tempo – fazemos o que nos pedem, cumprindo como se fossemos robots, e o tempo começa a faltar-nos e a dar conta de nós, em vez de sermos nós a dar-lhe a conta e medida que queremos e quando queremos, ou não somos nós que mandamos nele? Referia-me ao tempo!

Acidentes de percurso podem ocorrer a qualquer um, mesmo àqueles que seguem religiosamente uma agenda, e esses chamados acidentes de percurso alteram de imediato todo o nosso querido e estimado tempo disponível.

- Quem já não chegou ao computador para uma tarefa simples e de repente, ou o PC ou a ligação à internet encrava, e uma hora depois até já nem sabe o que foi lá fazer?

- Quem já não ligou para alguém para fazer uma pergunta simples e após muito cordialmente dizer “boa tarde como está”, a pessoa do outro lado desfia toda uma converseta que uma hora depois já nem se lembra porque fez a chamada?
- Quem já não chegou a casa ao fim do dia de trabalho, levou o cão à rua por um instante antes de ir preparar o jantar e o “malandro” enrola-se numa poça de lama ou num monte de terra e uma hora depois de ter voltado a casa e forçosamente lhe ter dado banho já nem sabe o que preparar para jantar?

Podia continuar enumerando exemplos de muitos acidentes de percurso, e de certa forma fazer quem me lê rir, identificando-se com cada situação, mas para ser sincera não quero de todo contribuir para daqui a uma hora não saber o que estava a fazer!

Podia também fazer a tal lista que normalmente fazem em artigos de revistas, a dar conselhos de como organizar o seu tempo, mas como mencionei já no início desta conversa, não o vou fazer tão simplesmente porque o seu tempo não é igual ao meu, muito embora o de todos seja medido por um relógio que diz que tem 24horas.

O que posso e vou aconselhar é tão simples quanto isto:

Como Organizar o Seu Tempo

- Pode e deve usar uma agenda, seja ela em papel ou digital ou até ambas para tomar nota de tudo que é compromisso incontornável como consultas ou reuniões; todos os restantes compromissos ou tarefas podem ser reajustáveis conforme a forma como lhe decorre o dia, ou seja, conforme a quantidade de acidentes de percurso que lhe poderão aparecer, ou não, pelo caminho.
- Não se perca em tarefas inúteis e não perca o foco do que está a fazer no momento. Aquela coisa do “multitasking”  é um inglesismo muito giro, muito na moda,  igual em português ao multitarefas , mas que por vezes surte inútil porque ao perder o foco, pode ter de voltar atrás e fazer tudo de novo perdendo assim o tal precioso do tempo que tanta falta lhe faz.
- Tente organizar todas as tarefas de forma a ter o mínimo de esforço possível, com inteligência, rapidez e perspicácia, seja nas tarefas de casa seja no trabalho, no fim vai ver que com o tempo mais organizado, lhe sobra tempo para o que quiser.
- Abuse de juntar o útil com o agradável ouvindo música enquanto faz as suas tarefas em casa; vai ver que o tempo a trabalhar até parece passar mais rápido.

Como Organizar o Seu Tempo
- No fim do dia não se permita a enterrar-se no sofá a ver televisão enquanto está no PC, no tablet ou no telemóvel a cuscar o que se passa nas redes sociais. Claro que pode fazer isso na mesma, não está de castigo! Mas por favor a si, dedique um tempo para se desligar de tudo antes de dormir pois é aí que lhe surgirão as grandes ideias de como organizar o seu tempo para que o tempo nunca lhe falte para ter tempo de ser feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...