sexta-feira, 4 de abril de 2014

A Psicologia e a Astenia da Primavera

A Psicologia e a Astenia da Primavera e o Deambular Entre a Alegria e a Apatia


No Sótão hoje fala-se da Psicologia da Primavera, mas também da Astenia que a pode acompanhar. Se por um lado a Psicologia da Primavera trás uma renovação da esperança que serve de motor para novos começos, por outro lado a Astenia que vem logo a seguir, leva-nos quase a pensar “acordem-me quando isto acabar”, ou “acordem-me só no Verão”.

A Psicologia e a Astenia da Primavera

A chamada limpeza de primavera ou na primavera é ligada metaforicamente ao limpar o antigo, o que não faz falta, o obsoleto, para dar lugar ao novo, ao cheio de cor, ao fazer sentido, ao calor, à alegria, ao convívio, ao ar livre.

Literalmente falando, limpa-se a casa, abre-se a janela, respira-se o ar cheio de pólen e atchim! E tudo isto sabe bem, mais atchim, menos atchim que se acaba por resolver com um anti-histamínico, não deixa de entusiasmar porque sabe a que o Verão virá a seguir e o ar livre convida sempre a uma maior alegria de viver.

Chega a mudança para a hora de Verão e a “coisa” muda um pouco!

O organismo recém- envolvido na árdua tarefa de lidar com o frio do Inverno, e o escuro das noites longas, é de repente invadido por uma vontade grande de se mexer mais, de uma maior actividade, de um entusiasmo que parece vir no ar que se respira. A mudança horária e o seu ajuste, assim como as repentinas e frequentes mudanças de temperatura, levam o organismo de muitas pessoas a reacções diferentes do resto do ano.

Cansaço, sonolência, irritabilidade, falta de apetite e um estado geral de apatia são os sintomas da Astenia da Primavera a que muitos dá a tal vontade de dizer “ acordem-me quando isto acabar”.  

No fundo, o que a Primavera nos oferece é um misto de alegria e apatia e faz-nos deambular entre ambas.
O que fazer? Lembrar-se que dura apenas algum tempo porque o organismo acaba por se habituar.

Se a falta de apetite for bastante acentuada vai certamente impedir que o organismo se adapte mais rapidamente e ser então aconselhável a toma de um bom complexo de vitamina B, mas quanto ao resto, e de uma maneira geral, não será necessário mais nada a não ser uma alimentação equilibrada, variada e saudável.
A Psicologia e a Astenia da Primavera

Mentalmente, pense que passará rápido e o Verão estará aí à porta com o seu convite para o convívio ao ar livre, a celebração e uma maior alegria de viver.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...